Escolha uma Página

“72% das pessoas estão insatisfeitas com seu trabalho, aponta pesquisa” Se você faz parte desta estatística, assim como eu já fiz, este texto é para você.

Nascida em 1990, faço parte da tão conhecida Geração Millennial e como 75% desse grupo eu também acreditava que as empresas estão mais focadas na sua própria agenda do que em ajudar a melhorar a sociedade.

Construí minha carreira trabalhando no mundo corporativo, mas mantinha uma vida paralela como voluntária aos finais de semana. Sabe aquele velho clichê “em um ano você vai desejar ter começado hoje”? Pois saiba que há seis meses eu dei meu primeiro passo na direção de uma vida com propósito.

Conheci o Instituto Amani exatamente quando tomei coragem de sair de um emprego estável e busquei um novo caminho para minha carreira. O Amani foi fundado em 2012 em Nairóbi, no Quênia, com o objetivo de suprir uma lacuna percebida entre o ensino superior tradicional e o mercado de trabalho. Suas escolas, no Quênia, Brasil e Índia, preparam uma nova geração de líderes que querem trabalhar com soluções para problemas sociais no mundo todo.

Amani Institute Fellows – Class 5 Brazil

Como uma dos 25 participantes do certificado de pós-graduação em Gestão de Inovação Social no Brasil, fui apresentada aos conceitos e teorias mais atuais e tive a oportunidade de testá-los na prática. Além de aulas semanais sobre Inovação Social e Autoconhecimento, participamos de imersões sobre assuntos específicos aos finais de semana quando aprendemos com renomados professores internacionais.

Se tudo isso já não fosse o bastante, sem dúvida alguma a melhor parte é ter a chance de ser membro da rede de contatos Amani. E foi assim que eu conheci um grupo de pessoas que já entendeu que essa geração valoriza muito mais o propósito do negócio do que o lucro.

Como parte do programa de pós-graduação, somos convidados a voluntariar em uma das instituições parceiras com o objetivo de ter uma experiência profissional válida em uma organização com impacto social e entender a realidade de luzes e sombras do setor. Assim, passei a integrar o time da Positive Ventures.

Encontro do time Marcela, Fábio, Andrea, Bruna e Helen no jardim do Museu da Casa Brasileira

A Positive Ventures é um venture capital que investe em negócios de impacto social positivo. Andrea Oliveira, Bruna Constantino, Fábio Kestenbaum e Ricardo Castro são investidores e entusiastas do empreendedorismo do futuro e são movidos por grandes causas e desafios. Convictos de que a soma de propósito positivo, inovação e tecnologia é o melhor caminho para acelerar o desenvolvimento sustentável do planeta, investem em empresas que foram criadas com a intenção de solucionar alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

193 líderes mundiais se comprometeram com 17 objetivos globais para alcançar 3 metas extraordinárias até 2030: erradicar a pobreza extrema, combater a desigualdade e a injustiça e corrigir as mudanças climáticas

Navneet Kang e Tito Obaisi, alunos da última turma do Instituto Amani, também escolheram integrar o time da Positive durante seu período no Brasil.

“Muito mais do que uma experiência profissional, o que mais me impressionou foram as próprias pessoas da Positive Ventures. Dizem que uma empresa vai tão longe quanto a qualidade da sua equipe e a força da cultura que constrói; e trabalhar com os sócios diariamente foi um laboratório com as melhores práticas de gestão.”

Tito Obaisi, Gerente de Expansão na Hungry Harvest

“Eles formam uma equipe realmente inspiradora, engajada, colaborativa e calorosa. São norteados por valores comuns e possuem uma determinação genuína em provocar mudanças duradouras e mensuráveis em suas áreas de interesse. A conexão pessoal e respeito profissional são claros nas interações diárias. Um exemplo de negócio com ambiente saudável e positivo, que fortalece novas ideias, delegação e execução. Como as questões sociais que eles desejam transformar são tão pessoais, trazem um nível de engajamento e cuidado que pouco vi em minha experiência no mundo corporativo.”

Navneet Kang, The London School of Economics and Political Science

Participar do dia-a-dia desse time, que se reúne em um escritório moderno na mesma casa da Galeria Lume, tem expandido meu universo de conhecimento e possibilidades. O contato com as mais diversas pessoas, troca de experiências e oportunidade de implementação de novas ideias, em um ambiente leve e positivo, compõe com certeza uma experiência de sucesso.

A parceria entre Positive Ventures e Instituto Amani também é muito elogiada por Stephanie Sacco, Gerente de Programas do instituto.

“A Positive é uma grande parceira. Tem um estilo de liderança e gestão que consegue equilibrar um ganha-ganha muito interessante com os Fellows. Ao mesmo tempo que trabalha como uma mentora no processo, dá liberdade para que cada um trabalhe suas forças, o que gera resultados incríveis!”

Stephanie Sacco, Gerente de Programas no Instituto Amani

A mensagem é clara: é possível construir uma carreira de significado trabalhando com gente boa, positiva e inovadora.

Seguimos juntos!